frases-joseph-pilates

O método Pilates foi criado por Joseph H. Pilates, nascido em 1880 na Alemanha. Era considerado uma criança muito doente, diagnosticado com asma, raquitismo e febre reumática.

Preocupado com a fragilidade de sua saúde e as limitações físicas que desenvolveria no futuro, durante a adolescência Joseph se dedicou aos estudos nas áreas de anatomia, fisiologia e medicina oriental. Desenvolveu uma ótima forma física, se aperfeiçoado em esportes como yoga, ginastica, mergulho e boxe.

Curiosidade: aos 14 anos, seu corpo era tão desenvolvido que posou para um atlas de anatomia.

Em 1914, no período da I Guerra Mundial, foi exilado em uma Ilha Inglesa, e passou a trabalhar no Hospital com os exilados e mutilados. Passou a desenvolver seu conceito de exercícios, baseado no controle da mente sobre o corpo. Todos enfermos eram incentivados a pratica diariamente, e os mais debilitados foi improvisado exercícios com molas e executados no próprio leito.

Através da boa recuperações dos enfermos, sua técnica foi reconhecida. E Joseph passou a aperfeiçoar seu método de exercícios, com auxilio de equipamentos com base de molas. Com os avanços que se refletiam em seu próprio corpo, o método foi delineado a favor da flexibilidade e forca muscular.

Em 1923, na cidade de Nova Iorque foi inaugurado seu primeiro Studio de Pilates. Porém, o método só obteve destaque e reconhecimento a partir da década de 40 e desde então vem sendo aperfeiçoado no mundo inteiro.

Joseph H. Pilates conquistou uma vida longa e saudável morrendo aos 87 anos, por complicações pulmonares após inalar grande quantidade de fumaça, no incêndio em seu Studio.

Princípios do Pilates: Respiração, Concentração, Centralização, Controle, Precisão e Fluidez.

beneficios-do-pilates